Terça-feira, 8 de Março de 2011

Fungagá da jagunçada

Será por causa de coisas deste calibre que a "jagunçada" anda atiçada contra certos diletos representantes da verdade desportiva (nem falo do fairplay e do desportivismo):

 

 

 

Ou destas:

 

 

“O Conselho de Administração do HC [Hóquei Clube de] Braga Sad, vem através deste expor o seguinte:

 

No dia 26 de Fevereiro de 2011 pelas 18horas foi transmitido em directo através do canal Benfica TV o jogo de hóquei em patins do campeonato Nacional da 1ª Divisão SL Benfica / HC Braga SAD que se realizou no pavilhão da Luz.


Tal jogo foi COMENTADO por dois indivíduos cujo o nome desconhecemos, que durante toda a partida foram debitando comentários e frases que injuriaram de uma forma que apelidaremos de grosseira, o nosso clube, os nossos atletas e até a nossa cidade, numa clara demonstração de facciosismo doentio que chega a ser obsceno e entra no foro do insulto gratuito.

 

Queremos com este comunicado dizer Basta! Respeitem os vossos adversários se querem ser respeitados! Ser grande não é sinónimo de ter muitos adeptos, ser grande é saber ganhar e perder com dignidade e respeito pelos outros. Jamais pactuaremos com procedimentos deste tipo, e assim vimos desde já informar o seguinte: ou o SL Benfica (hóquei em patins) ou a Benfica TV vêem publicamente e de uma forma clara apresentar desculpas por este lamentável episódio, e o assunto ficará encerrado, ou o nosso clube não mais permitirá a entrada no nosso pavilhão da Benfica TV, e fará todas as diligências que a lei nos permita no sentido de não autorizar que os jogos a realizar no Pavilhão da Luz possam ser objecto de transmissão televisiva pelo vosso canal.

 

 O Presidente do Conselho de Administração

 

Alberto Botelho”

 

 

Bom, bom, mesmo, era quando as coisas eram assim, não era?

 

 

“bipolarização

 

o futebol português está completamente polarizado em torno dos emblemas 'benfica' e 'porto'.

 

[o treinador do 'sporting', couceiro, diz que tal facto conduz à monopolização do mercado por parte destes dois clubes.

 

do mercado das transmissões televisivas, das vendas de camisolas e cachecóis, e, sobretudo,...das paixões, acrescento eu]

 

com todas as más consequências daí decorrentes e bem visíveis.

 

a partida da 'pedreira', esta noite em 'braga', que opunha a equipa local ao aspirante à renovação do título, 'benfica', é um bom mau exemplo disso.

 

uma partida demasiado tensa, cheia de incidentes dentro e fora do terreno de jogo, mal arbitrada, tudo resultado não da rivalidade entre minhotos e lisboetas mas, sobretudo, da disputa pelo ceptro do futebol português por parte dos prosélitos do 'sl e benfica' e do 'f c do porto'.

 

este problema não é novo. está talvez mais radicalizado.

 

recordo-me das noites de insónia que passava nas vésperas dos 'farenses/portos' porque sabia que no dia seguinte, nas bancadas do 'são luiz', se sentariam, em número muito superior aos adeptos do emblema da casa, a aliança anti clube presidido por pinto da costa.

 

hoje em 'braga' passou-se o mesmo com sinal contrário.

 

um bom aviso aos aprendizes de feiteiceiro que por aí pululam nos clubes e que têm acesso à comunicação social.

(…)”.

 

(in António Boronha – negritos meus)

 

É caso para cantar: "Ó tempo volta p'ra trás!" 

sinto-me:
música: Animal - Deff Leppard
publicado por Alex F às 12:00
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Dylan a 9 de Março de 2011 às 13:48
Enquanto no Aeroporto de Lisboa chegavam vitoriosos os atletas Francis Obikwelu e Naide Gomes provenientes dos Europeus de Pista Coberta em Paris, carregados de ouro e prata, sendo aclamados não só pelos sportinguistas, clube que representam, mas também por adeptos de outras cores que sentem o orgulho português, mais a norte, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, um presidente de um clube de futebol que se preparava para embarcar para Moscovo, reduz a sua equipa à dimensão regional através do cinismo que constantemente debita e acicatado pelos paus mandados de serviço. Não é preciso ler nas estrelas, não é preciso decorar uns versos de José Régio, não é preciso apelar à justiça divina, não é preciso contratar os melhores advogados suiços e limpar a imagem para se saber que estamos perante um complexo de inferioridade retratado por Alfred Adler.

De Alex F a 9 de Março de 2011 às 14:16
Caro Dylan,
Confesso-me vergado perante tamanha manifestação de superioridade. Nem sei quem é (ou quem foi, e nem me vou dar ao trabalho de ir ver) Alfred Adler.
Também, certamente fruto da minha complexa inferioridade, não estou a ver a relação entre o texto e o comentário. Mas isso sou eu...
Quanto à dimensão regional de que fala, por acaso reparou no nome do blog? Garanto que não é ficção.
Dylan, my friend, "Times have changed"!
De Dylan a 9 de Março de 2011 às 23:18
Tem razão, desculpe. Como fala de "fairplay e do desportivismo", decidi comentar sobre um exemplar do seu clube , ou será do meu?!.. É que fala tanto do Benfica que até fiquei confuso com o cabeçalho do blog...
De Alex F a 10 de Março de 2011 às 16:24
Dylan, Caríssimo,

Do que eu não falo, é precisamente de fairplay e desportivismo, como se depreende quando digo: "nem falo do fairplay e do desportivismo".
Menciono apenas "certos diletos representantes da verdade desportiva".
Portanto, se quiseste desabafar, tudo bem, mas não me ponhas a dizer aquilo que eu não disse.
Admito que os artigos do blog causem alguma confusão. Mas basta lê-los com um bocadinho de atenção, que se percebe logo o seu sentido.

Comentar post

.Outubro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Coisas diferentes, talvez...

. O efeito Mendes

. Quando uma coisa é uma co...

. O acordo necessário e a n...

. No limiar da perfeição

. In memoriam

. FC Porto 2016/2017 - Take...

. A quimera táctica do FC P...

. No news is bad news, (som...

. Poker de candidatos

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds