Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2012

Quem paga manda...às vezes!

  

(Moda treino selecção nacional - Moda Dragão 2011/2012 - Moda papoila 2011/2012)  

 

 

(Moda papoila 2010/2011 - Moda 2011/2012)

 

Não, não me passei dos carretos para espetar aqui com este estendal de camisolas, das quais só uma é que merece efetivamente cá estar.

 

Certamente conhecem o dito que dá título ao texto, sem a parte do “às vezes”, obviamente.

 

Não sei se é causa ou efeito daqueloutro aforismo, que diz que “o cliente tem sempre razão”. Talvez nem sequer tenham alguma coisa que ver um com o outro. Não interessa.

 

Aquelas camisolas estão ali por um motivo. Queiram, se fazem o obséquio, tentar descobrir as diferenças...

 

Pois é. Aquela história do cliente ter sempre razão, e de quem paga mandar, nem sempre acontece.

 

 

Todos conhecemos a imagem institucional da TMN: as letras a branco sobre o fundo azul. Ora, a Portugal Telecom (PT), que patrocina os três grandes do futebol português através das suas marcas TMN e Meo, abdica num dos casos que podemos observar naquelas camisolas, de utilizar a sua imagem de marca.

 

Porquê? Muito simples e cristalinamente, porque os adeptos de um certo e determinado clube acharam por bem banir a cor azul dos equipamentos dos seus jogadores. Um bom motivo, excelente, diria mesmo.

 

E para tanto deram-se ao trabalho de lançar petições na internet e criar páginas no Facebook, que não vou linkar, porque para publicidade já basta.

 

Perante isto, o que é que fazem a TMN ou a PT, que por mero acaso, até estão a soltar o pilim? Retiram o azul dos equipamentos.

 

Ou seja, estão a pagar para inscrever a marca nas camisolas, mas no fundo, o clube em questão é que parece estar a fazer o grandessíssimo favor de a albergar, e dita as regras a observar para lá permanecer.

 

Passando ao lado da estupidez que está subjacente a isto tudo, questiono: o que é que a TMN ganha ou perde com isto? Se a imagem corporativa da empresa não conta para nada, que sentido faz esta publicidade em termos de impacto junto do seu eventual público-alvo?

 

Se, ainda para mais, este patrocínio é partilhado com os outros dois grandes, alguém acredita que esta publicidade feita nas camisolas tenha alguma relevância nas escolhas dos consumidores? Posso estar redondamente enganado, mas parece-me que não.

 

Um benfiquista vai deixar a TMN, por ter lá o azul, ou um portista vai fazer o mesmo, porque a dita operadora patrocina os outros dois clubes? Custa-me a crer.

 

Como pressupunha o Adam Smith, na sua teoria da “Mão Invisível”, os consumidores comportam-se racionalmente. Ainda que neste caso se trate de futebol, e quando aqui chegamos a racionalidade não seja um ponto assente, não é de afastar de todo esta hipótese.

 

A que se deve então esta subserviência da PT (via TMN) ao diktat do mais grande do Mundo dos arredores de Carnide? Quanto a mim, a nada de especial. É apenas a mais que natural vassalagem que este triste País, e a maior parte das suas instituições, dedicam àquele emblema.

 

Convirá não esquecer, que é também contra isto que nós lutamos!

 


 

Nota: Esta situação não é totalmente ímpar. Para os lados da Calimeroláxia, parece que também estará em curso uma petição para a remoção do azul. Boa sorte!

 

Do nosso lado, podemos rabear que não queremos o Meo nas nossas camisolas, mas enquanto pagarem…

 

Por mim, depois de observar as estruturas accionistas, quer da PT, quer da Zon, chego à conclusão que vejo mais coisas que não me agradam no caso da segunda, que no da primeira.

 

As minhas reticências relativamente ao Meo prendem-se muito mais com aqueles indivíduos mal-cheirosos que lhe fazem publicidade.

 

Outro tanto vale para o Sapo, e para a respectiva plataforma de blogs. Fazendo uma rápida passagem pela bluegosfera, os únicos blogs que conheço no Sapo, para além do Azul ao Sul, são o FCP para sempre e o BiTri.

 

Como não conheço as outras plataformas, coloco a hipótese de que tal se deva a questões meramente técnicas…  

 

Portugal Telecom

 

GES – 10,45%

RS Holding – 10,05%

Telemar Norte Leste – 7,20%

CGD – 6,23%

Brandes Investments Partners – 5,24%

Norges Bank – 4,96%

Capital research and Management – 4,79%

UBS Ag – 4,69%

Europacific – Growth Fund – 2,57%

Grupo Visabeira – 2,64%

Barclays – 2,48%

BlackRock – 2,35%

Controlinveste – 2,28%

 

Zon

 

CGD – 10,88%

Kento Holding – 10%

Banco BPI – 7,56%

Telefónica – 5,46%

GES – 5%

Joaquim Oliveira – 4,84%

Fundação Joe Berardo – 4,34%

Ongoing – 3,29%

Estêvão Neves – 2,94%

Cinveste – 2,82%

Grupo Visabeira – 2,15%

Norges Bank – 2,06%

Banco Espírito Santo – 2,03%

Grupo SGC – 2%

ESAF -1,97%

BES Vida – 1,85%

Metalgest – 1,29%

sinto-me:
música: Advertising space - Robbie Williams
publicado por Alex F às 18:51
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De penta1975 a 29 de Fevereiro de 2012 às 11:31
@ Alex F

já para não referir a questão estética (http://blogsuperporto.blogspot.com/2011/07/novos-equipamentos.html) da coisa ;)

não sei se (também) reparaste, mas no encontro de Manchester a publicidade no equipamento alternativo foi a da "Meo", pelo que não houve lugar a «"chapas" da publicidade».


somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893 (http://tomoii.blogspot.com/p/vencer-desde-1893.html)»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)
Miguel | Tomo II (http://tomoii.blogspot.com/)
De Alex F a 5 de Março de 2012 às 10:40
É verdade. Mas se fosse pela questão, meramente estética, até compreendia. A custo, mas compreendia.
Agora, quando não se quer o azul, porque não se quer o azul...
Bem, os meus filhos têm três anos, e são do mesmo género. A questão é que têm três anos, caramba!!!

Comentar post

.Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
31

.posts recentes

. No limiar da perfeição

. In memoriam

. FC Porto 2016/2017 - Take...

. A quimera táctica do FC P...

. No news is bad news, (som...

. Poker de candidatos

. A anormalidade normal

. Ser ou não ser, um apelo ...

. A merda, segundo o padrão...

. Um treinador de gestão

.Facebook

.Let's tweet again!

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds