Quinta-feira, 26 de Abril de 2012

O maravilhoso mundo dos totós, 398 dias depois

Há, exactamente, 398 dias, no dia 25 de Março do ano passado, escrevi umas parvoíces sobre o processo eleitoral então em curso no Sporting.

 

398 dias depois, Godinho Lopes foi eleito Presidente. O Domingos Paciência foi o treinador escolhido, e pouco mais durou que seis meses. Milhentos jogadores entraram, e um pelo menos, o Bojinov, até também já saiu. Dos trinta e tal pontos que ficaram atrás de nós na classificação, recuperaram uns quantos, ainda insuficientes para sequer nos morderem os calcanhares.

 

Quase 400 dias depois, e tenho que chegar à conclusão que o problema daquele clube, pelo qual, até nutro alguma simpatia, continua a ser o mesmo: desperdício de recursos.

 

 

Quando se ouve o presidente do clube, convencidíssimo de que, mais tarde ou mais cedo, vai arranjar investidores minoritários, que entrem com capital fresco, tão necessário como de pão para a boca, invocando “o facto de o Sporting ser uma marca fortíssima”, concluímos que os inúmeros talentos do seu vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão, seriam bem melhor empregues a analisar a situação interna, e reportá-la ao seu presidente, do que a espiar árbitros, jogadores e sabe-se lá quem mais.

 

De acordo com o Futebol Finance, e tendo por base um relatório do Brand Finance, há apenas um clube português nos trinta primeiros, mais concretamente em 28.º, e não é o Sporting.

 

Ao que parece, o FC Porto estava em 31.º, e só depois, mais lá para baixo, viria o clube do leão.

 

“Uma marca fortíssima”?

 

O outro motivo para o optimismo incontido prender-se-ia com o facto de “ter uma Academia que trouxe para o futebol mundial «jogadores de classe reconhecida “ e que é considerada, a par da do Barcelona e do Lyon, “uma das três melhores” do velho continente”».

 

Uma vez mais, aqui seriam bem melhor empregues os préstimos do vice-presidente, para informar o seu presidente.

 

[U]ma das três melhores [academias] do velho continente”? Qual?

 

A que formou quem? O Marcelo Boeck, o Rodriguez, o Polga, o Oniewu, o Evaldo, o Arias, o João Pereira, o Insua, o Turan, o Xandão, o Schaars, o Izmailov, o Matías Fernandez, o Rinaudo, o Elias, o Bojinov, o Wolfseiláquantos, o Capel, o Jeffrén, o Carrillo, o Ribas ou o Rubio? Será esta?

 

Onde é que andam os jogadores formados na Academia nos últimos tempos? Deportivo da Corunha? A Academia em si mesma, é um recurso claramente desperdiçado. O vice-presidente andar a espiar árbitros, jogadores e sei lá mais quem, e não constatar e relatar isso ao seu presidente, outro desperdício.

 

E não pára por aqui.

 

Então logo agora que arranjaram um treinador, que apesar de parecer movido a Xanax nas conferências de imprensa, em termos de eloquência futebolística bate aos pontos os rivais dos outros dois clubes, o grande e o mais grande, e só não bate o Leonardo Jardim em conteúdo, porque na forma, com aquela pronúncia madeirense arrevezada, pede-lhe meças, o que é que fazem?

 

Decretam um "black out"! Claro!

 

Em vez de aproveitarem o homem, e o discurso para motivarem as hostes, não. Black out! Faz sentido.

 

É caso para dizer que dá Deus nozes, a quem não tem dentes. E ainda por cima é de leões que se fala…  

 

Se isto não é desperdiçar recursos à fartazana, então não sei o que é.

 

Ainda assim, estão nas meias-finais da Liga Europa, e com fortes possibilidades de ir a Bucareste, à final.

 

É assim o mundo maravilhoso dos totós!

sinto-me:
música: Spies like us - Paul McCartney
publicado por Alex F às 13:39
link do post | comentar | favorito
|

.Junho 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Quando uma coisa é uma co...

. O acordo necessário e a n...

. No limiar da perfeição

. In memoriam

. FC Porto 2016/2017 - Take...

. A quimera táctica do FC P...

. No news is bad news, (som...

. Poker de candidatos

. A anormalidade normal

. Ser ou não ser, um apelo ...

.Facebook

.Let's tweet again!

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds