Quinta-feira, 3 de Julho de 2014

Fé em causa própria, descrença em causa alheia

 

Por muito que se queira, é virtualmente impossível fugir à dentada do Luis Suaréz.

 

Durante o jogo com a Colômbia, o Bruno Prata a dada altura, comentou algo como que, para além do castigo que a FIFA impôs ao uruguaio, esta nova reincidência em ferrar os dentes num colega de profissão deveria levar a que o Suaréz fosse sujeito a um qualquer acompanhamento do foro médico/psicológico.

 

Achei interessante, e mais do que a ideia em si, fiquei curioso por saber o que é que o mesmo Bruno Prata achará de um treinador de futebol que, de há umas épocas a esta parte, é recorrentemente objecto de "punições disciplinares" por comportamento incorrecto, e continua a reincidir e a manter o mesmo padrão de comportamento. Que tipo de acompanhamento é que este indivíduo deveria ter?

 

No domingo à hora de almoço, o assunto veio novamente à baila, e na segunda-feira ao jantar, outra vez.

 

Nestes dois momentos, com a particularidade de os mais acérrimos defensores do exagero do castigo da FIFA, serem benfiquistas.

 

Que no Colômbia x Uruguai tinha passado a equipa que a FIFA queria que passasse. Bem, tendo em conta aquilo que o Uruguai apresentou neste Mundial, e aquilo que a Colômbia joga, não vejo grande vantagem para o Brasil, o grande favorito e protegido, em ter de de enfrentar os colombianos na próxima ronda. Mas isso sou eu.

 

Depois, que o castigo é um exagero e que a FIFA abriu um precedente perigoso ao castigar o jogador sem uma única imagem onde, inequivocamente, se vislumbre a dentada.

 

É verdade. Como diriam o George W. Bush e a Condoleeza Rice, faltou ali, tal como no Iraque, a "smoking gun". Não se vê com clareza, em momento algum, a famosa dentada.

 

Vê-se o movimento do Luis Suaréz, vê-se a reacção do Chiellini, e após isso, as marcas. E nada mais, o resto deduz-se, e a reincidência joga a desfavor do réu. Será suficiente?

 

O que mais me surpreendeu foi serem precisamente benfiquistas a defender esta posição, mas calei-me, porque, quem sabe, em ocasiões futuras, até pode dar jeito.

 

Então e o golo do Petit ao Vítor Baía? Alguém viu inequivocamente a bola entrar?  

 

Ou a agressão do Vandinho, naquela confusão à entrada do túnel da Pedreira? Para além do João "pode vir o João" Ferreira, mais alguém viu?

 

E já que se fala em túneis, e as agressões do Hulk e do Sapunaru, no túnel da Cesta do Pão? Uma vez que as imagens filmadas não valem, novamente alguém para além do João "pode vir o João" Ferreira viu alguma coisa?

 

E o "Apito Dourado"? Para além da Carolina Salgado, Dr. Ricardo Costa, alguém viu algum dirigente do FC Porto entregar algum envelope ao àrbitro?

 

E o Jacinto Paixão? Falou com alguém do FC Porto, ou alguém falou com ele? Alguém assistiu a essa pretensa conversa ou a algum acordo, antes do jogo na Merdaleja?

 

Ou muito me engano, ou as respostas serão negativas. Mas então, nestes casos, que são apenas alguns exemplos, onde é que está a "smoking gun"?

 

Chegam os filmes do tripulha no Youtube?

 

É uma questão de fé. Acredita-se porque se quer acreditar, ou acredita-se porque dá jeito naquelas situações. Ali chega, mas em condições normais, ou em causas alheias, como será o caso do Luis Suaréz, já não é suficiente.

 

É a FIFA quem abre o precedente? O precedente entre nós está aberto, e não é de hoje. Desde que seja a favor do mesmo lado de sempre.

 

No fundo, estou-me perfeitamente borrifando para se o tipo é castigado ou não, se é ou não primo do Conde Vlad, apenas me entristece constatar mais uma vez, a forma como pessoas inteligentes se deixam afectar pela cor vermelha.

sinto-me:
música: Love bites - Def Leppard
publicado por Alex F às 23:31
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De apostas online betclic a 29 de Julho de 2014 às 21:51
Desta vez as marcas da dentada eram esclarecedoras, não estranho que o Suarez tenha sido castigado... agora, se abre um precedente não sei, mas estamos cá para ver ;)

Comentar post

.Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
31

.posts recentes

. No limiar da perfeição

. In memoriam

. FC Porto 2016/2017 - Take...

. A quimera táctica do FC P...

. No news is bad news, (som...

. Poker de candidatos

. A anormalidade normal

. Ser ou não ser, um apelo ...

. A merda, segundo o padrão...

. Um treinador de gestão

.Facebook

.Let's tweet again!

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds