Terça-feira, 1 de Dezembro de 2015

Tiros que saem pela culatra

O FC Porto joga amanhã na Madeira. Pelo menos a previsão meteorológica assim o parece permitir.

 

No sábado a seguir recebe o Paços de Ferreira no Dragão, e na quarta-feira seguinte vai a Stamford Bridge, decidir com o Chelsea o primeiro lugar do grupo, ou...a queda para a Liga Europa.

 

São três jogos no espaço de uma semana, e cinco se recuarmos quinze dias, e contarmos os jogos contra o Dínamo de Kiev e o Tondela.

 

A partida contra o União da Madeira, que devia ter sido disputada a 1 de Novembro, foi adiada devido ao mau tempo que se fazia sentir na ilha da Madeira.

 

O voo em que seguia a equipa teve de ser desviado para Porto Santo, ficando assim impossibilitada a chegada ao local do jogo, com as 24 horas de antecedência regulamentarmente exigidas, e daí o adiamento.

 

Antes disso, o FC Porto  recebera e empatara com o SC Braga no Dragão, a 25 de Outubro, e a seguir iria a Tel Aviv (ou Haifa), defrontar o Maccabi, a 4 de Novembro.

 

Ou seja, vinha de um resultado menos conseguido em casa (empate com o SC Braga), ia jogar na Madeira, onde o seu treinador ainda não venceu, e depois, tinha um jogo decisivo para a Liga dos Campeões.

 

Com uma vitória em Israel e mais outra em casa, contra o Dínamo de Kiev, evitava ir disputar o apuramento a Londres, na última jornada.

 

Precisamente o que vai agora suceder.

 

Além disso, Maicon e Brahimi estavam lesionados.

 

Assim, em vez de fazer três jogos em dez dias (quatro em quinze dias, se contarmos com a recepção ao Vitória de Setúbal, a 8 de Novembro), o FC Porto, escudando-se na prerrogativa regulamentar que lhe assistia, preferiu adiar o jogo contra o União.

 

Agora vai ter de jogar de três em três dias, incluindo o jogo decisivo contra o Chelsea. Há tiros que saem pela culatra.

 

Ouvi há pouco nas notícias que a equipa desembarcou na Madeira por volta das 20h00, tendo saído do Porto hoje, depois de ter festejado ontem à noite a entrega dos Dragões de Ouro.

 

Salvo se o tiver feito ainda hoje à noite, uma eventual sessão de treino de habituação ao relvado, se é que ainda se usa, só terá lugar amanhã.

 

A viagem do Porto Santo para a Madeira demora cerca de 35 minutos. Na anterior tentativa, o voo,  após divergir para Porto Santo, aterrou durante a tarde do dia 31 de Outubro.

 

Havendo voo no dia seguinte, e quase de certeza que existem voos diários, ou mesmo não havendo, seria sempre da responsabilidade da companhia fretada levar aquele voo até ao destino, porque é que o FC Porto não jogou contra o União da Madeira no dia seguinte?

 

Lopetegui disse na altura que era uma pena não terem podido jogar, mas que as condições não o permitiram. 

 

Quais condições? Mantinha-se má a previsão meteorológica? Ou foi porque o árbitro também se viu impossibilitado de chegar ao seu destino?

 

Se se queixam da nomeação do Bruno Paixão, teria sido uma excelente ocasião para o evitar, e jogar com um árbitro saído do público.

 

Lopetegui falou hoje da rotatividade como se duma fatalidade fosse, inerente às equipas que jogam de três em três dias. Pois bem, fomos nós que, ao adiarmos o jogo do Dia de Todos os Santos para  amanhã, nos pusemos nessa posição.

 

E já agora, se não jogássemos de três em três dias, não havia rotatividade?

 

Infelizmente, seja de quem quer que tenha sido a ideia do adiamento deste jogo, a impressão que dá é que contou com o ovo no cú da galinha: duas vitórias sobre o Maccabi e o Dínamo de Kiev, e cumprir calendário contra o Chelsea.

 

Pois é, há tiros que saem pela culatra...

 

Areiapaolhos.jpg

publicado por Alex F às 23:41
link do post | comentar | favorito
|

.Junho 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Quando uma coisa é uma co...

. O acordo necessário e a n...

. No limiar da perfeição

. In memoriam

. FC Porto 2016/2017 - Take...

. A quimera táctica do FC P...

. No news is bad news, (som...

. Poker de candidatos

. A anormalidade normal

. Ser ou não ser, um apelo ...

.Facebook

.Let's tweet again!

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds