Sexta-feira, 3 de Agosto de 2012

Quem não tem Falcao, caça com Martinez?

 

 

“Jackson Martinez foi contratado para ser ponta de lança, no habitual 4x3x3. O colombiano assumiu, no entanto, que nunca jogou sozinho na frente e que até costuma ser o avançado mais recuado do ataque. Apesar disso, não vê problemas na adaptação. “Posso habituar-me a jogar assim, mas durante toda a minha carreira joguei sempre com outro avançado. Nunca estive sozinho na frente. Fui quase sempre segundo avançado da equipa, e jogava um pouco mais recuado, porque dessa forma podia combinar com o meu companheiro de ataque. Gosto de jogar em apoio, mas, mesmo assim, acredito que me posso adaptar a esta nova forma de jogar, até porque vou ter ao meu lado grandes jogadores”.

 

(entrevista de Jackson Martinez a’”O Jogo”, sacada, com a devida vénia, do FC Porto para sempre)

 

 

“Os Jaguares, pelo que percebi, joga(va)m muito na contra-ofensiva, ou em transições rápidas, como preferirem, e em 4x4x2, aparecendo o Jackson muitas vezes mais recuado, alternando de posição com o outro avançado, outro colombiano de nome Rey.

 

Nos livres e nos cantos então, é vê-lo sair da zona do agrião, e vir para trás na expectativa de algum ressalto”.

 

(eu próprio, aqui mesmo, recentemente)

 

Na altura, acrescentei também, que:

 

“Por aquilo que vi, que como calcularão, não foi muito, posso estar enganado, mas se estão à espera de um ponta-de-lança “à Falcao”, desenganem-se.

 

O nosso novo rapaz joga bem com os pés (não me perguntem qual deles o melhor, porque não me lembro!), e com a cabeça, contudo, não é homem para ficar na área.

 

(…)

 

Como disse, gostei do que vi com os pés, e em particular de alguns golos de cabeça. É brigão, e recupera bolas. Contem com ele para a tal pressão alta. Vamos ver como é que se adapta à nossa equipa, e se está ponta solta ficará resolvida”.

 

 

Calculo que o nosso scouting, com bases muito mais fidedignas para isso e horas de observações, tenha chegado às mesmíssimas conclusões que moi même.

 

A não ser assim, como compreender termos andado quase meio ano a catrapiscar e acabarmos por desembolsar quase 9 milhões de euros, por um jogador que nunca jogou, como o próprio admite, num estilo de jogo que se assemelhe ao nosso?

 

Acho muito interessante, romântica mesmo, esta ideia de ter todas as equipas, de todos os escalões do clube, a empregarem o mesmo modelo de jogo.

 

Interessante e romântica para clubes como o Ajax, que não sei se terá uma Visão 611, ou outra qualquer, e vai buscar jogadores de várias proveniências, ainda em tenra idade, para os enquadrar naquele que é o seu padrão de jogo.

 

Não é exactamente o nosso caso, em que a visão, ainda que agora com a equipa B, é cada vez mais uma miragem.

 

É claro que um jogador que chega a uma equipa rotinada num determinado modelo de jogo, se quiser jogar, tem mais é que se adaptar, e ponto final. Se tiver qualidade para isso, certamente não terá problemas.

 

E acredito que assim venha a ser com o Jackson Martinez, porque, como disse, daquilo que vi, joga bem com os pés e sabe cabecear. Mas não vai jogar sozinho, e terá de se encaixar na equipa.

 

Se o tempo necessário para a adaptação, era um dos argumentos que vi ser utilizado para justificar a não contratação de um ponta-de-lança em Janeiro último, então, mais vale não nos precipitarmos, se as coisas não correrem pelo melhor logo às primeiras tentativas.

 

Além disso, em caso de necessidade extrema, uma alternativa Martínez-Janko, parece-me bem mais apetecível, que uma dupla impensável Kléber-Janko, por exemplo...

 

 

sinto-me:
música: Misfit - Curiosity Killed the Cat
publicado por Alex F às 13:35
link do post | comentar | favorito

.Outubro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Coisas diferentes, talvez...

. O efeito Mendes

. Quando uma coisa é uma co...

. O acordo necessário e a n...

. No limiar da perfeição

. In memoriam

. FC Porto 2016/2017 - Take...

. A quimera táctica do FC P...

. No news is bad news, (som...

. Poker de candidatos

.Let's tweet again!

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds