Com nomeações destas, não tarda nada e ainda faço a vontade a alguns crentes do mais grande do Mundo dos arrabaldes de Carnide, e até a alguns portistas, e deixo de comentar os árbitros escolhidos a cada jornada, porque, como eles dizem, dando uma volta (Deus me livre!) pela blogosfera dos vários emblemas, a conclusão a que se chega é que “todos se queixam do mesmo”.
O que dizer então? João Capela, no Rio Ave x SC Braga. Depois do FC Porto (em casa, com Beira-Mar) e do Benfica (na Madeira, com o Marítimo), agora toca-lhe o SC Braga. Na época passada ficou-se pelo Benfica x Leixões (excelente arbitragem!) e pelo Académica x FC Porto. Está em progressão: três jogos com equipas grandes (mais o SC Braga).
Na União de Leiria x Sporting, o João Ferreira. O que é que se pode dizer? “Pode vir”! E veio mesmo. É mais um internacional num jogo do Sporting, depois do Olegário na jornada anterior, e é mais um que fez asneirada da grossa recentemente. Ainda não percebi se o Vítor Pereira os manda para os jogos dos sportinguistas por castigo ou para se tentarem redimir.
Duarte Gomes, no Académica x FC Porto. Sempre é melhor que o João Capela, de 2009-2010.
E para o Benfica x Paços de Ferreira, o Bruno Esteves, que se estreia nestas andanças, de jogos com equipas grandes (mais o Sporting e o homónimo de Braga).
É mais um produto desse magnífico alfobre de árbitros que é a associação de árbitros de Setúbal, que deu ao futebol nacional nomes como Carlos Valente, Lucílio Baptista, Bruno Paixão e João “pode vir” Ferreira. Seguirá na sua esteira? A ver vamos.
Uma coisa é certa, com estas nomeações, Duarte Gomes está fora da rota do Dragão na próxima jornada. Os meus favoritos para esse jogo, digo-o já, em jeito de aposta, são Pedro Proença, Olegário Benquerença e o Jorge Sousa.
Destes três, o Olegário e o Sousa certamente causam calafrios aos vermelhuscos. Como estamos a entrar na época das gripes, não convêm. O Proença, não sendo o ideal, será aceitável. Para o FC Porto, o pior deles todos será o Olegário.
Numa segunda linha de hipóteses estariam o João “pode vir” Ferreira, o Xistra e o Bruno Paixão. Era preciso não ter vergonha na cara para achar que lá poderia ir o Ferreira (e, quiçá por isso mesmo, será um forte candidato…). Na Cesta do Pão, não me surpreenderia, mas no Dragão. Fia mais fino.
O Xistra ainda agora esteve em Guimarães, e já fez o Benfica x Sporting. O Paixão, é areia de mais para a camioneta dele, bem como do Artur Soares Dias, a quem nem sequer incluo ainda nestas contas.
Por exclusão de partes, aposto no Pedro Proença.
No entanto, com a “greve” dos árbitros podem haver surpresas, consoante os que se mostrarem disponíveis ou não para actuar nesse fim-de-semana. Se faltarem os internacionais, pelo menos o Hugo Miguel e o Vasco Santos não devemos apanhar.
Daí para diante, entre Capelas, Elmanos, Cosmes, Costas e Baptistas, venha o diabo, de preferência, que não seja vermelho, e escolha. Não será muito melhor do que isto:
"FC Porto-Benfica pode ser dirigido por espectadores"
Nota: Fica finalmente esclarecido o porquê da solicitação benfiquista de 2.500 bilhetes para o Dragão. Assim, na ausência em campo do adepto do apito, sempre estão lá 2.500 na bancada prontos para substituí-lo. Ou queriam uma equipa de arbitragem 100% azul e branca?
Nota2: Este Luís Guilherme da APAF ainda é o mesmo que o João Bartolomeu, presidente da União de Leiria, estava convencido que tinha sido colocado na Comissão de Arbitragem da Liga e era influenciado nas suas nomeações por alguém, que nem sei bem quem era?
Nota3: Assim, também eu fazia peito, ó prof. Doutor Rei da Chuinga!
. Coisas diferentes, talvez...
. Quando uma coisa é uma co...
. O acordo necessário e a n...
. FC Porto 2016/2017 - Take...
. A quimera táctica do FC P...
. No news is bad news, (som...