O “Azul ao Sul” completa hoje, 23 de Março, três solarengas Primaveras. É verdade, hoje está de parabéns.
Fazendo um pouco de história, e para os que não conhecem a sua origem, ou seja, quase todos, aquando do pontapé de saída, não passava do “suplemento desportivo” do meu primeiro blog, o “Fresquinho, q.b.”.
O “Fresquinho, q.b.” (e o “Azul ao Sul”), entretanto desactivado, foi um passatempo, numa altura em que dispunha de tempo para passar. Nele falava sobre todo o tipo de banalidades e parvoíces que me passavam momentaneamente pela cabeça. Portanto, como vêem, tirando aquelas raras ocasiões em que agora, dedico alguma atenção ao FC Porto, não me afastei assim muito do ramo.
A dada altura apercebi-me que, sendo muitos dos poucos leitores do sexo feminino, cada vez que abordava qualquer tema relacionado com futebol, a resposta era a mais rotunda indiferença.
Por outro lado, sempre gostei de desporto, e de futebol em particular. O “Azul ao Sul” foi apenas a consequência lógica da conjugação destes dois elementos.
O seu percurso inicial não foi linear, e por motivos que permanecem obscuros até para mim próprio, viu a sua “intensíssima” actividade interrompida entre Maio de 2008 e Abril de 2009.
Em 28 de Abril de 2009, retomou a sua actividade com um curto texto dedicado ao Derlei, que estava em vias de abandonar o futebol.
Por volta de finais de 2009, travei conhecimento com o "Reflexão Portista", e, quando o António-Pedro Vasconcelos, no “Trio d’Ataque”, ensaiou aquela tentativa ingénua de demonstrar que o clube do regime, afinal não era tanto do regime como tudo isso, fui um dos que para lá enviaram a fotografia, posteriormente exibida naquele programa pelo Rui Moreira, e que mostrava que, no fim de contas, no clube do regime também se praticava a saudação, então usual.
No Dia das Mentiras, 1 de Abril de 2010, o “Azul ao Sul” recebeu o seu primeiro destaque nos blogs do SAPO, na sequência do texto "Olhó cretino!" .
Foi uma enorme surpresa, de tal maneira que só uns dias depois é que me apercebi da façanha. Não estava à espera que dessem pela minha insignificante existência, e se algum dia contasse vir a ter algo destacado, seria no outro blog, e nunca neste.
Dei nota deste destaque ao “Reflexão Portista”, que teve a amabilidade de incluir o “Azul ao Sul”, na sua blogosfera portista.
Num belo dia de Verão, recebo um comentário de um tal de Jorge. Pouco tempo depois, apercebo-me que o “Azul ao Sul” também constava na lista de portas azuis, seguidas no "Porta 19". Escusado será dizer que, a partir desse momento, o número de visitantes deste humilde espaço, cresceu exponencialmente.
Pouco depois, apercebi-me que também aparecia no "As Opiniões Desportivas de Miguel Sousa Tavares" (actualmente suspenso), e, umas semanas mais tarde, surge um comentário de um tal Penta1975 (a.k.a. Miguel Lima), surpreendido por o seu blog, o "Tomo I", constar entre os favoritos do “Azul ao Sul”.
O Miguel Lima (a.k.a. Penta1975), sempre simpático, tornou-se entretanto, o mais fiel dos comentadores deste espaço.
No Dia de São Martinho, 11 de Novembro de 2010, novo destaque nos blogs do SAPO, desta vez a seguir ao texto "RAP - O Gato que engoliu um sapo".
A equipa dos blogs do SAPO, para além de um claro e inequívoco bom gosto, não deve primar pelo benfiquismo. Ou então, tendo em conta as ocasiões com que coincidiram estes destaques (Dia das Mentiras e Dia de São Martinho), são danados(as) para a brincadeira!
Recentemente, fui brindado com a visita do Dragão Vila Pouca, e, quando dei por mim, lá estava na lista de blogs da coluna da esquerda do "Dragão até à morte".
Ou seja, o “Azul ao Sul” marca hoje presença em quatro dos meus blogs portistas favoritos, o que é um enorme motivo de orgulho.
Claro está que este acréscimo de visibilidade traduziu-se num aumento do número de visitantes a este espaço, de tal forma que, por alturas do segundo destaque no SAPO, vi-me na contingência de ter de mudar de contador de visitas, antes que me passasse dos carretos.
É que o contador anterior contava tudo e mais alguma coisa, desde espirros, até travagens bruscas na rua aqui defronte, e desvirtuava quase por completo o número de visitantes.
O actual é bem melhor, mas ainda assim tem falhas, e continua a contar-me, cada vez que pré-visualizo um artigo, o que também não me agrada muito, mas, é a vida.
Até 15 de Novembro passado, foram 4.328 visitas (incluindo visitas propriamente ditas e páginas vistas). Actualmente, são 6.754 visitantes (11.45, de hoje). Como estimo que, por cada item publicado devo ser contabilizado aí umas cinco vezes, sendo 227 os artigos colocados, prevejo que, cerca de 1.135 dessas visitas serão minhas, pelo que ficam 5.619 masoquistas, que já leram alguma coisa que escrevinhei.
Apesar de esse nunca ter sido, e continua a não ser, um objectivo programado, não deixa de ter o seu quê de gratificante.
O presente mês de Março tem sido completamente de loucos, e até à data, tanto o número máximo de visitas (799), como de páginas vistas (1.075), superaram largamente os meses anteriores. Mais de 1.000 páginas vistas num mês, é qualquer coisa de inacreditável para uma baiuca artesanal como esta.
Este inesperado afluxo e a lista de portas portistas, do “Porta19”, têm inevitavelmente consequências. É que, à medida que o “Azul ao Sul” vai descendo na dita lista, aumenta a pressão para escrever qualquer coisa, e a qualidade, apesar da simpatia de alguns, raramente atinge o patamar por mim desejado, acaba por sofrer os efeitos perniciosos da pressa.
Por isso, e por flagrante falta de tempo, a orientação actual, mais do que para a qualidade, é no sentido de dar resposta àquilo que o Dragão Vila Pouca, tão bem explicita no seu blog: “Todos juntos, somos poucos para dar luta a quem se nos opõe”.
Para terminar, resta-me agradecer a todos os que, mesmo tendo outras simpatias clubísticas, têm a paciência de visitar este humilde estaminé. Ninguém vem cá obrigado, e quem volta uma segunda, ou mais vezes, sabe de certeza ao que vem.
Um agradecimento muito particular e especial aos Colegas da bluegosfera acima mencionados, pela oportunidade de crescimento que deram ao “Azul ao Sul”.
. Coisas diferentes, talvez...
. Quando uma coisa é uma co...
. O acordo necessário e a n...
. FC Porto 2016/2017 - Take...
. A quimera táctica do FC P...
. No news is bad news, (som...