Ontem à noite, por curiosidade fui dar uma espreitadela a alguns sites de apostas, só para tentar perceber quais são as expectativas para o nosso jogo de hoje.
Ora, então temos as seguintes perspectivas:
Bet365 - 1,61 D - 3,75 E - 5,5 V
Betclic - 1,6 D - 3,7 E - 5,5 V
Dhoze - 1,56 D - 3,8 E - 5,95 V
Bwin - 1,6 D – 3,8 E – 5,5 V
Ou seja, bem vistas as coisas, está um belo dia para apostar na vitória do FC Porto.
É claro que o histórico dos confrontos com equipas inglesas não nos favorece. Assim de memória, nos últimos tempos tirando aquele empate com o Man. United, com o tal golo do Costinha, que até hoje ainda está atravessado no gorgomil de alguns adeptos de um certo clube, que por sinal, só atingiu uma final com um golo marcado à mão por um tal de Vata, quando conquistámos a Champions, o remanescente era perfeitamente dispensável.
O último resultado em terras de Sua Majestade foi mesmo aquela tareia de 0-5, contra o Arsenal do “monsieur” Wenger.
Bem, mas o Manchester City não é o Arsenal. O Wenger apesar da sua arrogância e prosápia tipicamente francesas, e da sua pronúncia de "Alô, alô", a fazer “biquinho” com os lábios, não descaracterizou o futebol dos Gunners.
Antes, não terá descaracterizado totalmente, pois com os jogadores continentais que introduziu da equipa, é claro que o modelo de jogo há muito deixou de ser o tipicamente britânico “kick and rush” (ainda existirá, sem ser nas divisões inferiores?), mas manteve a aposta num jogo aberto, sem excessivos rigores defensivos. A aposta não lhe tem rendido mundo e fundos, mas ele mantém-na.
O Manchester City do Mancini, que não consigo reconhecer enquanto treinador, como o ponta-de-lança que acompanhava o Vialli na Sampdoria e na selecção italiana, é uma equipa italiana a jogar na Premier League. Oportunista, cínica, e retranqueira, mesmo com os milhões todos que o Sheik lá investiu
Por isso, para hoje não espero grandes alterações em relação ao jogo da primeira mão. Acredito que, mesmo jogando em casa, o Mancini não se vai atirar à maluca para a frente.
Não me parece que vá por dois defesas-laterais de cada lado, como acabou a partida no Dragão, mas palpita-me que irá recuar linhas e apostar no contra-ataque, perdão, nas transições rápidas.
Aliás, tenho cá para mim que, da equipa que cá alinhou de início, vão sair apenas o Balotelli e o Nasri, e entrar o Aguero, e um qualquer outro jogador mais defensivo para o centro do terreno.
O Aguero é bem mais letal que o Balotelli. Com o Yaya Touré por detrás e o FC Porto balanceado para o ataque, podem com facilidade fazer estragos. E depois, o David Silva com liberdade para calcorrear todo o terreno do meio-campo para a frente. O resto da maralha, é para aguentar o embate.
Do nosso lado, eu que nem sou particularmente fã do Maicon a lateral, para este jogo apostava nele. Ainda que menos ofensivo, e poder acabar por não ter a quem marcar directamente, está mais rodado que o Sapunaru.
Para mais, jogando o Aguero ao centro, a velocidade do Otamendi pode dar jeito ao centro, caso ele a decida utilizar.
No meio-campo e ataque, tendo em conta a forma como prevejo que o City se irá estruturar, conviria não ficarmos em inferioridade numérica. Defensivamente, o João Moutinho parece-me o mais talhado para “pegar” no David Silva.
Para a frente, desculpem-me lá, mas se não for mesmo uma necessidade imperiosa jogarmos em 4x3x3, seria engraçado ver o James um bocadinho só mais metido para o centro do terreno, do que aconteceu no jogo da primeira mão, a aproveitar o eventual recuo do Manchester. Lá mais para diante o Hulk e outro qualquer, a escolher de entre o Varela ou o Djalma.
Revelando-se inultrapassável a obrigatoriedade de alinharmos naquele modelo de jogo, então, por favor, pelo menos que se desencalhe o Hulk de entre o orc e o klingon da defesa do Manchester.
Meta-se lá no meio o Kléber à cabeçada com eles para os manter entretidos, e o Hulk, mal por mal, à direita, como de costume, mas sem os agora costumeiros toques de calcanhar.
Bem, no fundo, o que quero mesmo, independentemente de quem entre em campo, da posição em que jogue e do resultado do jogo, é ver corações de Dragão a saltar debaixo daquelas camisolas.
Nota: Bem Jorge, desta vez não é hindsight. Vamos lá ver como é que me safo. Se desse aí uns 10/20, já não era mau…
. Coisas diferentes, talvez...
. Quando uma coisa é uma co...
. O acordo necessário e a n...
. FC Porto 2016/2017 - Take...
. A quimera táctica do FC P...
. No news is bad news, (som...