Quinta-feira, 15 de Março de 2012

Ser campeão

 

 

“Ser campeão é como voltar a fazer amor pela primeira vez”

 

por Manuel Serrão

 

 

“Ser campeão é um amor de vida. Cada novo título é uma paixão invicta. Se há alguma coisa que podemos imaginar negativa nesta comparação de sentimentos é uma certa infidelidade inerente a cada nova temporada.

 

Ser campeão é como fazer amor pela primeira vez, mas o que é mau é que voltar a ser campeão volta a ser como fazer amor pela primeira vez.

 

Foi assim no ano do penta e ainda hoje recordo esses cinco anos de paixões que se foram substituindo umas às outras.

 

Foram cinco anos quase sem tempo para respirar. Nós, amantes do FC Porto, aprendemos todos uma grande lição: não se ama alguém que não é capaz de ser campeão tantas vezes. Pelo menos, de verdade.

 

Hoje é o primeiro dia de um novo amor que, de resto, é um velho conhecido. Por outro lado tudo volta a ser novo outra vez. Como se nunca nos tivéssemos deitado com este amor de título. Para acordarmos campeões de novo. É extraordinário como depois de uma noite de amor intenso, como só os amores novos são capazes de provocar, nos levantamos com a sensação que a paixão permanece invicta. Toda nossa, mas incapaz de se deixar vencer. Exactamente porque sabendo que não vai viver connosco toda a vida, só nos dá o que sabe que não lhe fará falta no ano seguinte, onde terá fatalmente que renascer em forma e em toda a sua plenitude.

 

Na nossa cama, ou na vida de outros.

 

Como novo amor que é, quanto mais difícil, mais nos apaixonamos. Esta paixão 2007/2008 teve todos os condimentos para poder ser tratada como um amor vintage. Disputada pelos outros no campo e noutros campos, arrastada pela lama e pelos tribunais num profundo desdém de quem a queria comprar, esta paixão só foi a mais fácil na aparência de uma contabilidade pouco criativa.

 

Temos de agradecer aos nossos adversários as formas engenhosas como nos apimentaram a relação. Criando um malabarismo nas contas que aprimorou a novidade do que para nós, como já vimos, seria sempre novo, de novo. Devemos desconfiar até se aqueles que nos habituámos a ver como adversários não são afinal os nossos melhores amigos. Quem namora durante o ano inteiro com uma paixão assolapada e na hora em que a podia consumar ainda lhe veste a melhor camisa para que outros a desflorem e desfrutem com mais prazer, não pode ser nosso inimigo. Aliás, viva o futebol, porque na vida que existe para além dele, já não se fazem amigos assim.

 

Quem acha que Coimbra ainda é a capital do amor em Portugal tem que ter uma fé inabalável e gostar de viver amores platónicos. O amor hoje em Portugal faz-se um pouco por todo o mundo mas tem a capital no Porto. E até em Lisboa, quando sentirem a terra a tremer, não se assustem porque não é o terramoto : é tão só a energia deste novo amor que chegou ontem e promete ficar até ao ano.

 

Claro que se voltarem a sentir os tremeliques daqui a duas jornadas é melhor que fiquem já a saber que essa uma das novidades desta época: insaciável na sua induzida irreverência, a paixão deste ano exigiu duas noites de núpcias. Como se a união só assim fosse de facto”.

 

 

Vítor, é isto que o Manuel Serrão, tão magnificamente expressou em 2008, na época em que nos tiraram seis pontos, mas fomos campeões por duas vezes, que queremos voltar a sentir.

 

Por favor, tem isto em mente na ilha dos buracos. Forra as paredes do balneário com isto. Espeta-o onde quiseres, mas por favor, lembra-te deste sentimento. É só por isto, como se fosse pouco, que ansiamos. Hoje, amanhã, sempre.

sinto-me:
música: Love me do - The Beatles
publicado por Alex F às 22:23
link do post | comentar | favorito

.Outubro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Coisas diferentes, talvez...

. O efeito Mendes

. Quando uma coisa é uma co...

. O acordo necessário e a n...

. No limiar da perfeição

. In memoriam

. FC Porto 2016/2017 - Take...

. A quimera táctica do FC P...

. No news is bad news, (som...

. Poker de candidatos

.Let's tweet again!

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds