Depois da onda de impacto inicial do despedimento de Lopetegui, os nomes imediatamente mais falados para o substituir , pelo menos nas redes sociais, foram os de Nuno Espírito Santo, Jesualdo Ferreira e André Villas Boas.
Entretanto, pelo que me vou apercebendo, os nomes de Leonardo Jardim e Marco Silva, juntaram-se ao André Villas Boas no top dos mais falados, entre outras hipóteses menos verosímeis, que vão desde Sérgio Conceição, no Diário de Notícias, a Jesus, no Correio da Manhã.
Dos três mais palusíveis, os dois que passaram pelo Sporting têm o problema de os seus acordos de rescisão conterem cláusulas punitivas, caso regressem ao futebol português e ingressem em concorrentes directos, como seria o caso.
Quanto a mim, os potenciais candidatos são quatro:
Marco Silva. Segundo consta, será o candidato preferido de Pinto da Costa, que ainda assim, de acordo com o Correio da Manhã, uma vez mais terá contactado Jorge Jesus. Não desistem...
A hipótese Marco Silva parece-me, quase impossível. Para além da questão financeira, que levaria a ter de indemnizar o Sporting pela sua contratação, vai em primeiro lugar no campeonato grego, onde conta por vitórias todos os jogos disputados, e está na Liga Europa.
Abdicaria da probabilidade, quase garantida, de conquistar o seu primeiro título de campeão nacional, para vir treinar um FC Porto, também na Liga Europa, mas a quatro pontos do líder?
Leonardo Jardim. Pelo acordo de rescisão com o Sporting, terá, tal como o anterior, a obrigação de indemnizar esse clube, caso regresse a Portugal, e é a sua única desvantagem.
Desportivamente o Mónaco vai em terceiro lugar no campeonato francês, sem hipóteses de chegar-se ao Paris Saint Germain, e foi eliminado da Liga Europa.
Será, quase de certeza, o mais motivado para vir para o Porto. O óbice é o vil metal, e especialmente pô-lo nas mãos do Bruno de Carvalho.
André Villas Boas. Depois de ter sido campeão, o Zenit não vai bem no campeonato russo, mas está nos oitavos-de-final da Champions, onde vai defrontar o Benfica.
Não tem, que se saiba, cláusulas estranhas para a rescisão, e ao que parece, o clube russo ainda tem contas a acertar conosco, relativas à transferência do Hulk.
Já fez saber que quer regressar a casa, tem a vantagem de ser portista e conhecer os cantos ao Dragão e à Cesta do Pão, e a desvantagem de voltar a um sítio onde foi feliz.
A única coisa que o prende será a Champions. Mas ainda que passe esta eliminatória, até onde poderá chegar o Zenit, que valha a pena? Compensará arriscar?
Nuno Espírito Santo. Livre como uma donzela casadoira à espera do seu príncipe encantado, montado num corcel branco. Completamente desimpedido. Está desempregado e não tem cláusulas que atrapalhem.
Dos quatro, é o único que faz parte da carteira de Jorge Mendes.
Ou seja, se estivermos menos dependentes de Jorge Mendes, do que aquilo que julgo que estamos, Villas Boas parece ser o melhor candidato, seguido de Leonardo Jardim, e só depois Marco Silva.
Caso contrário, claramente Nuno Espírito Santo.
. Coisas diferentes, talvez...
. Quando uma coisa é uma co...
. O acordo necessário e a n...
. FC Porto 2016/2017 - Take...
. A quimera táctica do FC P...
. No news is bad news, (som...